sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rá - O deus de vários nomes

Adoraria começar essa postagem dizendo que o título escolhido "O deus de vários nomes" é o principal que precisar saber sobre a mitologia egípcia, você deve de estar se perguntando:
-Como assim? Ainda não entendi.
É o seguinte, nenhum deus da mitologia egícpia é somente o que o aparente ser, por isso começarei com Rá, pois ele além de ser o primeiro deus a surgir do Nun (o lago primordial), porém ele não nasce do Nun como Rá, ele nasce como Atum o deus do amanhecer (referente ao sol que ja condiz com Rá deus do sol) Atum também seria o criador dos objetos, porém agora ele está entrando em conflito com o deus Ptah (o deus construtor), mas isso ja é discussão para outra postagem.
Rá é o deus do sol, casado com Ret (importante dizer que na mitologia egipcia os pares femininos dos deuses normalmente são eles mesmos)
Algun exemplos:
Rá e Ret
Nun e Naunet
Amon e Amaunet

Rá é pai de Chu e Tefnut, os irmão que juntos geraram seus filhos Geb e Nut, que logo após geraram 4 filhos gemeos: Osíris, Seth, Néftis e Ísis.
Então querer dizer que Rá é pai de Osíris ou vice-versa é um erro comum, por isso estou esclarecendo algumas coisas.
Rá é o deus de maior poder da mitologia egípcia, o seu poder vem de seus vários nomes secretos, são tantos que é impossivel saber todos, impossivel para quase todos, pois apenas um deus conseguiu descobrir todos os nomes de Rá graças a um plano que quase custou a vida de Rá, assim Rá teve que desistir de parte de seus poderes para dar para este deus que aprendeu todos os seus nomes.
Rá é o deus do sol, ele não tem pais, ele simplesmente surgiu de Nun, o qual também pode ser dito como Rá.
Apep é o irmão gemeo de Rá, é o deus serpente, que persegue Rá durante a noite tentando devora-lo e Rá foge para o submundo para travar a batalha com seu irmão toda noite e sempre vence, assim no dia seguinte Apep renasce para continuar a batalhar contra Rá eternamente.
Apep também pode ser dito como uma das formas de Rá.
Rá é um dos deuses mais bem dividos em personalidades, a mitologia egipcia será, para alguns, muito entediante, pois ela é extremamente complicada, pois cada deus representa varios deuses que nunca são ditos como por serem um único deus, mas estão todos relacionados.
Mitologia egípcia não passa dum labirinto mental.
Qualquer pessoa que gosta de pensar de criar sua própria interpretação, enfim de fazer justamente o que nos torna humanos, pensar, entre nesse blog e se concentre em mitologia egípcia.

3 comentários:

  1. prefiro o wikipedia, serio, la pelo menos eles fazem o meu trabalho! e é bem menos cansativo... voce fala demais!

    ResponderExcluir
  2. nossa, você me ajudou muito com o meu trabalho de história, eu tinha que fazer a pequisa sobre Rá (que eu estou estudando o egito) e vc me ajudou muito, obrigada, parabéns pelo seu trabalho! E... você pode seguir o meu blog??? blognovidadesmh.blogspot.com é que eu preciso cumprir a minha meta sabe...! bjs obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Não ligue para esses comentários desconstrutivos. Seu trabalho é incrível, uns dos blogs mais confiáveis sobre o tema, o problema é que algumas pessoas não querem pensar e não sabem que a sua função é trazer informação e não fazer o trabalho dos outros

    ResponderExcluir