sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Zeus - senhor dos raios


Zeus, senhor dos raios, ha uma história por tras de seus raios, os raios foram um presente de seus tio-avós (os cíclopes de Gaia) ja a muito tempo esquecidos na história mitológica, há quem diga que foi um presente de Hefestos, em alguma versão desconhecida por mim até pode ser verdade, mas a mais aceita e que eu sinceramente acho mais bela a história (a qual postarei mais tarde).
Zeus filho de Réia e Cronos é o caçula dos 6 grandes deuses do Olimpo, porém o mais velho, pois os outros 5 filhos encontravam-se mortos na barriga de seu velho pai Cronos, o qual depois de uma batalha que duraria 100 anos teria sido forçado a vomitar seus filhos e traze-los de volta a vida, são eles: Hades, Poseidon, Hera, Deméter e Héstia.
Ha muitas histórias que realmente não ficam muito claras, como o diluvio, eu nunca li numa fonte realmente segura, que Zeus teria criado o Diluvio, então cuidado.
Zeus teve 3 esposas a ultima Hera sua irmã a qual viveu por toda a eternidade, as 3 esposas de Zeus seriam em ordem:
Métis (deusa de prudencia), Têmis (deusa da justiça humana) e Hera (a deusa do casamento).
Zeus não é, o ser mais poderoso do panteão grego, seu raio é a maior arma ja criada, mas há divindades com poderes muito além dos de Zeus, isso é um erro frequente, Zeus é o senhor dos deuses, mas não passa dum inseto comparado com Chaos, Nix, Érebus, Tartaro entre os outros deuses primordiais.
Zeus assim como seu irmão, Poseidon, é apaixonado por mulheres, sejam deusas, humanas, ninfas, seja o que for, ele quer e consegue, deixando, óbviamente, Hera muito fula, devido a essas traições.
Zeus é o pai dos heróis, que seriam seus filhos bastardos, dentro do casamento ele só tem 3 filhos:
Athena (ou Atena): com Métis (seu primeiro casamento), Ares e Hefestos (com Hera).

Um comentário: